ELISABETH MERELIM
hit counter code
hit counter code

13 abril, 2010

Governo de Minas e Prefeitura de Juiz de Fora permitem avanço da Dengue!

DENGUE MATA

Não produzi matéria no blog desde 04 de abril. Tenho várias matérias em andamento para serem terminadas e publicadas. Pois minha filha que faz faculdade em outra cidade em Minas Gerais contraiu o vírus da Dengue. Agora já está bem!

Minas está infestada pelo mosquito da DENGUE, falta competência do Governo de Minas Gerais em efetivas campanhas preventivas junto a população no combate ao mosquito da Dengue. E em Juiz de Fora também falta de capacidade e responsabilidade dos governo de Custódio Mattos (PSDB) para o problema.

Os tucanos (PSDB) são o que há de pior nos cargos políticos, nas prefeituras, nos governos estaduais e nem pensar tucanos no Governo Federal!

Não somente a população está expostas a essa doença, os políticos omissos e suas famílias também correm riscos de contrair a doença dengue a qualquer momento, na rua, em casa, nos gabinetes, nos bairros que tem que ir para conquistar votos. Os políticos estão expostos tanto quanto o povo.

Hoje descendo no elevador do condomínio onde moro, encontrei meu vizinho jovem universitário que contraiu a semana passada Dengue. Queixou-se dos sintomas que sentiu, e de que teve que se ausentar de suas atividades, e que ainda está se sentindo mal. Não sabe onde foi picado pelo mosquito.

Os casos de suspeita da doença ultrapassa os limites do controle, e nos noticiários de TV e jornais a queixa dos pacientes é que a rede pública de Juiz de Fora não tem capacidade para atender a demanda dos usuários do SUS. Em caso de epidemia e pandemia teremos o caos.

Em janeiro de 2009 encontramos o mosquito adulto transmissor do Dengue circulando no Centro de Juiz de Fora, e eu encaminhei amostra do mosquito ao departamento de Zoonose. Lá após ser examinado foi constatado pelo técnico ser o mosquito Aedes aegypti. Veio ao condomínio onde moro um agente de saúde do departamento de Zoonose fazer vistoria para ver se tinhamos foco do mosquito. Constatou-se no condomínio não ter foco do mosquito, após vistita as unidades. Da janela do prédio foi visto locais em situação inadequada de higiêne e que poderiam ser criadoro de larvas e posteriormente do mosquito desenvolvido. O agente ficou de notificar o departamento e voltar para inspeção. Fui informada que eles passaram em alguns locais.

No dia 08 de Janeiro de 2009 entrei em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais direto com o gabinete do então Secretário Marcus Pestana, pedi campanha de combate ao mosquito da Dengue e pedi material gráfico de campanha para Juiz de Fora, informando que fui ao departamento de Zoonose da cidade e que lá não havia sequer uma cartilha, um material gráfico sobre como combater o mosquito Aedes aegypti.
Falando da importância de campanhas educativas a população, veio para minha casa 100 cartilhas da Secretaria Estadual de Saúde. Mas a campanha de campo não aconteceu.

A fase de incubação do mosquito, fase de larvas podem sobreviver 1 ano em local seco. E basta uma chuva para que em 14 dias tenhamos a fase alada do inseto - mosquito que alcança 500 metros de raio em voo de locomoção. Bastando picar uma pessoa doente para multiplicar o número de pessoas infectadas.

Em 2010 não vimos campanha preventiva e ações de combate ao mosquito da Dengue. Esperou-se chegar aos números alarmantes para que governos começassem a trabalhar.

Os prefeitos não podem esperar as chuvas chegarem para começar uma campanha de conscientização de combate ao mosquito. A campanha tem que anteceder o período das chuvas. Tem-se que conscientizar e fazer a população combater o vetor transmissor do Dengue enquanto larva ainda, na fase latente.

O governo de Minas Gerais e a Prefeitura de Juiz de Fora não trabalharam a prevenção! No momento vivemos tanto na cidade de Juiz de Fora como no Estado de Minas Gerais uma situação alarmante da doença da Dengue.

Porque a campanha demorou a começar quando se sabia que poderíamos ter avanços da doença no estado?
Estão querendo fazer campanha política na fase de calamidade pública por infestação do mosquito da Dengue na capital e nos municípios mineiros? Estamos vendo salão de eventos de palestras lotados com lideranças e pessoas das comunidades ouvindo o que deve fazer para combater o mosquito por parte dos políticos no governo atual.
Agora é tarde a doença está se espalhando, o mosquito está por toda parte da cidade na fase adulta alada, os números de casos de suspeitas e confirmação da doença Dengue está aumentando muito, não há leitos para internação para a demanda. As pessoas estão com febre alta nas portas dos hospitais e UBS e não tem como lutar sozinhos contra o mal estar. As pessoas estão revoltadas com o Prefeito Custódio Mattos e a saúde pública de Minas Gerais!

27 comentários:

Juliana disse...

Alô Betinha estimo de coração melhoras a sua filha. Essa doença é reflexo do abandono que os governos tem com as pessoas. Liguei para vc chamou e ninguém atendeu. Estou rezando por sua filha sabe que sou devota de Nossa Senhora Aparecida. Leia isso pois é prova que estamos todos juntos na busca de solução. Aqui falo e deixo minha crítica ao governo de Minas e de Juiz de Fora.

Ana Miranda disse...

Eu conheço "trocentas" pessoas que estão ou estiveram com dengue.
Dá até medo, viu?!

Gustavo B disse...

A chuva, além de ter causado muitos estragos ultimamente, também trouxe um antigo problema para nós brasileiros: a Dengue. Por isso, aproveito este comentário para fazer um alerta e lembrar as medidas simples que podem afastar esse mal de suas casas:

- Tampar a caixa d’água;

- Evitar o acúmulo de água em pratos de plantas, pneus, garrafas… Enfim, objetos que possam estar esquecidos nos quintais de suas casas;

- Cuidado também com a limpeza de calhas e lajes das casas;

- Lave sempre o bebedouro de água dos seus animais domésticos com bucha;

- Mantenha o lixo fechado.

Valew beth

Anônimo disse...

Tanta incompetencia, tanto despreparo dessa administração tucana na cidade. A csas cai um dia, se cai. Nada nesse mundo é eterno tudo tem seu tempo.

Esses falsos políticos na verdade são os profissionais incompetentes que só tem como ambiação a política. Queria ver eles com dengue. As pessoas estão adoencendo e nem saúde descente temos em Juiz de Fora.
O prefeito que eleger o pamonha do filho dele. Será impossível a não ser que haja ilegalidade nessas eleições por parte deles e omissão ou cumplicidade por parte das autoridades. Mas como ouvi no meu bairro numa reunião que temos alternativas, gravar conversa de crime eleitoral e filmar e entregar com testemunha e documento assinado a polícia federal e ministerio publico. Vamos fazer quando vierem os amigos deles com dinheiro de campanha sem documentação. O que eu e minha família ouvimos na reunião aprendemos e estamos ensinando aos vizinhos e amigos.

Elisabeth Merelim disse...

A todos que postaram sobre a dengue um abraço. Ao Gustavo B. quero dizer que vc é uma pessoa especial para mim. Pela amizade, pelo compromisso assumido nas atividades que fizemos juntos e iremos voltar a realizar, pela inteligência e por essa mensagem.
Valeu Gustavo!

Paulo disse...

Juiz de Fora não soube eleger para Prefeito em 2008. Temos eleições esse ano. Só falta não saber eleger de novo.
Tome Dengue. Tome chuvas e enchentes. Tome fila no HPS. Tome falta de emprego. Falta de moradia.
Viva a orgia do Music.
Viva os churrascos na fazendinha Custodio Mattos. Será que ele convida essa plebe que vive bajulando ele para tomar uma cervejinha gelada.

Anônimo disse...

Chega ser absurdo essa epidemia de dengue em Juiz de Fora. O PSDB promove a imagem partidária e política de que são preparados e técnicos para assumir qualquer governo. Pura mentira não estamos vendo nada de melhor ou de capacidade exímia nesses tucanos. Pelo contrário só notícias de erros como o continuar da forma administrativa do Bejani. Até com seus comparsas empregados em órgãos públicos. Assim não dá!
E da-lhe dengue e caos no HPS!

Carlos disse...

Eu sabia que a turma tucana em Juiz de Fora não ia fazer nada. A prova tá aí. Dengue, falta de médicos, escolas públicas sucateadas, postos de saúde sem condições de atender. As ruas da cidade imundas. Somos tatus e não gente pois nossas ruas são cheias de buracos.

Bia disse...

Ei Beth fique tranquila vai dar tudo certo sua filha vai ficar logo boa.
Tô com raiva do que vejo em JFora tudo abandonado e muita conversa fiada. O HPS está cheio de pessoas com sintoma da dengue e ficam horas na fila aguardando uma consulta. Enquanto a turma do prefeito não faz nada a não ser propagar na TV uma nova Juiz de Fora. Começaram bem com dengue e muito lixo nas ruas. Fala Beth diz tudo que vc sabe. Ou então guarde para por tudo na campanha e derrubar essa gente.
Eu não gosto de falar de política porque para mim é tudo um lixo só. Agora lixo maior do que esse da turma estou para ver. Se duvidar eles são piores que o tal Bejani que vc ajudou a por pra fora de Juiz de Fora com seus colegas de passeata.
Precisa a cidade ficar uma nuvem de mosquitos da dengue para eles se moverem????????????????????????

Zé disse...

não vejo a ora do prefeito e seu filho baixar aqui pedindo votos no bairro. Nos vai manda ovos podres e fotografar e manda pros jornais da cidade com fotos da gente aqui correndo com eles morro abaixo. Espere pra ver gambada de desocupados. A dengue está matando gente em Juiz de Fora seus malandros.
no morro não tem votos pra voces a turma daqui vai da o troco a voces todos.

Luiza disse...

Oi Beth estive entrando no blog e vi que vc não escrevia postagem. Estou rezando para que tudo fique bem. A dengue se espalhou por juiz de fora. Conte comigo amiga.

Sérgio disse...

Melhoras para sua filha.
É estúpido o que os governos fazem com a população esperando o pior para começara agir. Vi na TV o subsecretário de saúde da cidade dizer que precisava chegar a um número para passar o carro fumacê.
Quer ver eles se mexerem é a doença dengue chegar na casa deles ai eles se mexem. O povo que se dane. Deixa as eleições chegarem.

Maria de Fátima disse...

Beth que horror está a cidade suja sem capina e com tanto mosquito por todo lado. Esse prefeito tá brincando com a gente. Não tarda ele será questionado pela população toda. Calamidade essa da dengue precisava chegar a esse ponto. Ele esqueceu que é prefeito e deve cuidar da cidade. Que vontade tenho de ir lá e falar com se a casa dele é suja como a cidade toda está. Não se acanhe de buscar os amigos estamos aqui.

Solange disse...

Eu não conheica o jeito de governar dos tucanos mas estou vendo e acho péssimo. Sobre dengue e falta atendimento médico para os doentes. Essa é a turma do prefeito. HPS lotado de doentes e atendimento péssimo.

Adriana disse...

Beth se depender de minha família esse prefeito e seu filho não se elegem mais e nunca mais queremos saber de tucanos. Chega. Basta. A cidade virou depósito de lixo a céu aberto é mato pra todo lado andando de carro não se vê o caminho. Buraco por toda parte. Onde está a nova juiz de fora ainda não vi. Meus vizinhos pegaram dengue e nós aqui não sabemos quando vamos pegar. Limpamos a casa. O mosquito voa e daí como se faz para ele não entrar na nossa casa? Sinceramente esse é o pior governo que já vi igualando com o tal bandido que a cidade pos pra fora.
Abraços e melhoras para sua filhinha.

Profª Cida disse...

Eu penso que governos trabalham para a sociedade em geral e não devem privilegiar setores e pessoas. Também que quando acontece uma epidemia todos os setores do governo devem estar juntos. Ainda penso que se o problema diz respeito a hábitos de vida, cultura, conscientização e responsabilidades, o governo deve trabalhar com campanhas educativas e trabalho direto nos locais atingidos junto com a população.

No caso da dengue se a população não for incentivada através de campanha e for agente do trabalho coletivo junto aos agentes públicos dificilmente o problema será sanado.

Beth é assim que percebo essa interação com a população e as administrações públicas.

Penso que no momento que temos a epidemia de dengue houve omissão do governo em prevenir o mal maior. As autoridades de todas as partes dos governos já conhecem o ciclo do mosquito que transmite a dengue, então é combater antes que o mosquito passe a ser um transmissor da doença.

Novamente penso que somente com a população manifestando seu descontentamento com as omissões do governo vai funcionar. A rede pública hospitalar ñão suporta uma epidemia em Juiz de Fora e região.

Julio sarchis disse...

Beth, espero que sua filha recupere rápidamente!
Abração!

Júlio sarchis

Elisabeth Merelim disse...

Obrigada Júlio, é o que eu espero, ela já melhorou. Eu estou uma "FERA" com o governo de Minas. Em 2009 entrei em contato com gabinete de Marcus Pestana pedindo campanha de combate ao mosquito da Dengue. Encontramos no Centro mosquito na fase adulta (alado) e levamos ao departamento de zoonose. Foi identificado com o mosquito Aedes aegypti o transmissor da dengue. Não tinha sequer um folheto, uma cartilha informativa a população como combater. E no trimestre de 2009 período das chuvas a campanha de combate ao transmissor da dengue na cidade foi fraca.
Alertei as autoridades de saúde sobre o perigo que se corre se a população na for orientada. A cultura brasileira é muito fraca se tratando de higiene e de educação na saúde como for preventiva. Observa-se que com as campanhas educativas de higiene com lavagem de mãos e outros procedimentos contra contágios da gripe H1N1 (suina) muito se ganhou em termos de preveção a saúde, não só no quesito da gripe, mas em outras patologias como transmissão de conjuntivites (foi observadas por especialistas), verminoses, etc...
Sucesso no combate a dengue se dá com a exterminação da fase inativa que é a fase dos ovos e das larvas. Lembrando que os ovos sobrevivem proximadamente 1 ano sem água, e basta uma única chuva ou regar local com água onde se tem os ovos para termos as larvas e em período de 14 dias a fase alada ou seja o mosquito adulto que se picar pessoas contaminada por dengue passar a ser vetor da doença em massa.
Guardo comigo os e-mails que troquei com a Secretaria de Saúde para que não se propagasse o mosquito da dengue.
No momento estão fazendo campanhas, sabe como? Fazendo reuniões nas comunidades, onde os políticos e comissionados do prefeito vão com suas conversas fiadas dizer que estão na linha de frente atacando o problema. Em anos eleitoral isso soa a método desumano de campanha eleitoral. O que melhor para juntar gente junto aos agentes políticos do que um fato de epidemia geral?
Ontém ouvi de um militante das lutas sociais a seguinte frase "estranho é esses políticos não adoecerem com dengue"!
Também acho! Mas ninguém é superhomem!
Do meu ponto de vista quando político não tem fé, não acredita na humanidade e não tem compromisso com as questões sociais e sim econômicas como é o caso dos tucanos e neoliberais, o povo fica esquecido nas prateleiras dos gabinetes e só são lembrados em tempo de campanha eleitoral, isso se a coisa exigir, em troca de votos.
Para todo lado da cidade que se vire tem alguém dizendo que fulano ou sicrano adoeceu de dengue perto de sua residência. E pior de tudo não há leitos suficientes na cidade para acolher os doentes. Temos pessoas com febres de 39 a 40º nas filas do HPS e UBSs.
Essa é a realidade.
Minha filha teve os cuidados necessários e devidos, mas e as outras pessoas como ficam?

Eliana disse...

Beth tive no HPS a semana passada que bagunça e que fila sai de lá quase a noite depois de horas esperando atendimento para meu filho. Vi na televisão noticia de que tucanos vão falar na campanha sobre saúde e segurança. Aqui é tucanos que estão na política porque tanta bagunça na saúde. Pura mentira Beth eles essa gente mente e não trabalha direito. Tô fora de tucanos nessa eleição. Qye bom que sua filha está boa graças a Deus porque graças a saúde de Minas ela adoeceu.
Abraços e fique com Deus amiga.

Regina disse...

O problema da dengue em Minas tá sem controle e Juiz de Fora não fica atrás. O pior de tudo é que após a doença branda se a pessoa for picada novamente pode ter a doença grave a dengue hemorragica. Beth por favor mostre em público no boca do mundo e no seu blog alguma coisa dos e-mails que vc mandou pra o governo pedindo ajuda contra dengue em 2009. Beth fale mais de como combater o mosquito no seu blog. Ele tá sendo bem lido. Ajude a Juiz de Fora com seu conhecimento. Não acredito mais em governos e muito menos nesse prefeito.

Cristiane Zona da Mata disse...

Brincadeira vi em noticiário que em JF está previsto mais de 10mil casos notificados de dengue até o final desse período de epidemia. E o subsecretário com a maior cara de pau diz que não há pessoas suficientes para trabalhar no combate a dengue. Que se perdeu dados de digitação.

Vamos fazer o seguinte, vamos pedir a pasta da Secretaria de Saúde Municipal e o cargo do subsecretário por incompetência assumida.

Tucanos no governo população corre risco de vida!

Anônimo disse...

Onde estamos alguém pode nos dizer? Parente de Custódio na secretaria de saúde diz que não há profissionais na saúde para lidar com a dengue e ainda está faltando o fumacê. Vamos por essa gente na cadeia? Eles recebem o nosso dinheiro para cuidar da população e estão enfiando esse dinheiro aonde? Será que é no r--- deles? Queremos que o mosquito morda as pernas deles e eles ardam de febre como minha vizinha está agora.

Anônimo disse...

Deus nos acuda o prefeito quer que os mosquitos comam a gente. Cruz credo. Socorro prefeito mata população de dengue!

Pedro Henrique disse...

Meu coração está com você Elisabeth.
Que bom que sua filha recuperou totalmente e já volta a vida estudantil.
Quando um estado é mal governado acontece isso mesmo recai na população esses desmandos. Vamos aguardar que venha novo governo para Minas, essa precisa buscar um rumo melhor.
Beijos,

Renato disse...

Tenho entrado no seu blog e não tenho deixado mensagem por pura falta de tempo mas leio sempre o que vc escreve. Gosto de suas opiniões. Todos aqui em casa acompanham seu blog.

Essa doença dengue é prova do pouco caso que os políticos tem com a população. Continue sua luta Beth porque essa luta sua nos interessa muito.

Não vamos deixar de nos falar.

Abraços.

Júlio Sarchis disse...

Menina, estive de domingo até ontem no Hospital São Sebastião em Viçosa, onde meu filho foi internado com dengue - ele faz faculdade lá- e ontem e hoje, ao chegar aqui, fiz leitura do seu blog e no do Omar.
A coisa tá muito feia em relação a dengue. Não ficou caracterizado se meu filho pegou aqui em Juiz de Fora na Páscoa, quando foi a ultima vez que ele esteve aqui, ou se foi lá, pois lá também há surto, não igual aqui, mas tem!
O que me chamou atenção, foi um panfleto que o vereador (?) José Tarcísio divulgou para tapear o povo. Parece que quem formatou o panfleto, primeiro leu sua postagem para mim, inclusive a página de rosto tem a mesma foto que você estampou.
A sua postagem foi de muito proveito, pois além da crítica inerente ao caso que se faz verdadeira, ensina o povo como se proteger. Porém, como você mesma disse nas entrelinhas, o povo tem sua parcela de culpa, mas o principal culpado é o governo, pois, além de não antecipar ao problema, desviam verbas destinadas a este caso. Sem dizer que, nossa cidade está uma verdadeira granja produtora de "ovinhos", pois buracos com água temos para todo lado, nosso saneamento não existe, fumacê ninguem viu, ninguem vê.
Os hospitais sem aparelhamento e pessoal adeguados ao caso.
Estamos ao "Deus Dará".

Continue sua luta, pelo seus ideais.
Somos de correntes um "pouquinho" diferente na politica, mas nosso ideal é por uma politica limpa e justa e, principalmente por uma Juiz de Fora melhor.

Um dia nós conseguiremos.

abraços.

Júlio sarchis

Elisabeth Merelim disse...

Olá Júlio

Acabo de chegar e entrei no blog e vi sua postagem. Espero que seu filho fique logo bom. Minha menina já está bem. Mas foi um susto grande. Os meninos com pouca idade em período de faculdade, passar por isso é o cúmulo das mazelas dos governos para lidar com grave problema.
Outro aspecto é que estamos com o problema da Dengue devido a ambição humana. A ambição de querer cada vez mais e mais financeiramente. Ninguém aceita viver com pouco todos querem muito.
A Dengue é resultado do desenfreado desmatamento das florestas e matas atlântica. O mosquito aedes aegypti sempre existiu na natureza e a fêmea que precisa de sangue para desovar tinha nos animais mamíferos de pequeno porte o sangue. Acabando-se a floresta, acabaram-se os animais que serviam aos mosquitos, e eles migraram para as áreas urbanas em busca de sangue, no caso o sangue humano.
É quase irreversível a infestação do mosquito nas áreas urbanas, a não ser que tenhamos efetivo e regular combate ao mosquito ainda na fase de latente, ou seja os ovos e as larvas. Para isso entra a política pública com campanhas esclarecedoras e diretas junto a população em geral.
Vou fazer outra matéria sobre a dengue.
Esclarecendo que realmente seu filho pode ter pego aqui em Juiz de Fora a dengue, pelo fato de tempo de incubação da doença. Assim esclarece a todos.
Estou pensando em fazer um trabalho vou atrás de apoio patrocinador para elaborar um material de combate a dengue. Espero conseguir apoio, pois só tenho boas intenções de ajudar, mas me falta recursos para empreender essas ideias. Mas vou tentar.
Quero dizer que estou filiada ao PT dentro do TRE e estou deverás feliz, muito feliz com isso, e mais ainda porque fui convidada a conversar com o PT desde o ano passado. Estou de coração aberto para ajudar ao PT nas suas intenções. Respeitando todos as suas vertentes, mas principalmente a SOBERANIA DE ASSEMBLEIAS E CONVENÇÕES.
"Digo, ainda que os caminhos não sejam dócil e haja confrontos, estou pronta como uma guerreira a defender os meus, pois sou petista e essa é a luta"
Abraços
Elisabeth Merelim